O qUe PrOcUrA?

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Unicamp desiste do Enem e USP deve fazer o mesmo

Prova será em 5 e 6 de dezembro; universidades alegam que não haverá tempo para usar o exame

USP, porém, só definirá o assunto hoje, em reunião; nova data do Enem coincide com mais de 30 processos seletivos em todo o país

O Ministério da Educação confirmou que a nova prova do Enem será realizada no primeiro fim de semana de dezembro (dias 5 e 6). A nova data provoca uma série de mudanças nos vestibulares. A Unicamp já anunciou que desistiu de usar o exame em seu vestibular. A USP decide hoje o que fazer, mas a tendência é também descartar o Enem neste ano.

A realização do novo exame, que teve de ser remarcado após a prova ter vazado, também afeta o calendário de ao menos 30 instituições, cujos vestibulares estavam previstos para a mesma data. Ao menos quatro faculdades já concordaram em mudar as suas provas: UnB (Brasília), Uerj (Rio), Metodista (SP) e Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Paulo.

O próprio ministro Fernando Haddad (Educação) tem consultado universidades sobre a mudança nas datas. Além disso, como o MEC ainda não respondeu quando o resultado será divulgado, muitas instituições não sabem se terão tempo hábil para computá-lo nas suas notas. Além das 45 universidades federais que usam o Enem em seus processos seletivos, a maioria das particulares pretendia utilizá-lo.

Estaduais paulistas
A primeira fase do vestibular da Unicamp será em 15 de novembro. A universidade pretendia usar o Enem como parte da nota dessa etapa. Bastante procurada, no ano passado, recebeu 49.322 inscrições, sendo 12.938 delas de candidatos da capital. Os dados deste ano ainda não foram divulgados.

Já a primeira fase do vestibular da USP será em 22 de novembro. Segundo a Folha apurou, a universidade avalia que é quase impossível manter o resultado do exame no cálculo da nota da primeira fase.

Para isso ocorrer, o resultado do Enem tem de estar disponível antes de 14 de dezembro, quando sai a lista de aprovados para a segunda fase. "Precisamos cumprir esses prazos. Dependendo da data, é impossível [usar o Enem]", disse Quirino Carmello, pró-reitor de graduação substituto da USP.

A decisão final da USP será tomada hoje pela manhã. A Unesp (Universidade Estadual Paulista) define nos próximos dias se continuará usando o Enem na nota da primeira fase.

A decisão da Unicamp foi recebida com desânimo por alguns vestibulandos. Para Fernando Sato, 18, que vai prestar ciências sociais na USP e na Unicamp, a exclusão do Enem diminui as suas chances.

"Agora a gente vai ter que ralar um pouco mais", diz ele, que frequenta o cursinho da Poli.

Luiz Gustavo Ribeiro, 18, do Cursinho do XI, também prevê mais dificuldades. "Eu concorri na segunda fase da Fuvest no ano passado devido ao Enem."


Autor: PATRÍCIA GOMES, RICARDO GALLO e PABLO SOLANO
Fonte: Folha de São Paulo

1 Comentário:

Nefferson Taveira disse...

Opaa...ajuda em matemtica é sempre bem-vinda *-*
Quando tiver as duvidas nos meus deveres já sei onde vir...

Postar um comentário

* Comente as postagens.
* Tire suas dúvidas em matemática.
* Peça resumos e resoluções de provas.

Site Meter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO