O qUe PrOcUrA?

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Preocupação deixa matemática mais difícil


Cientistas comprovam que a ansiedade faz mesmo os melhores matemáticos errarem.Nosso cérebro tem limites: ou ele se preocupa, ou resolve o problema.

Seu desempenho em matemática no vestibular não foi dos melhores? Não se culpe. Cientistas americanos acabam de comprovar que a ansiedade atrapalha bastante a capacidade de resolver problemas complexos. Nosso cérebro tem limites. Ou ele se preocupa, ou ele soluciona. Os dois, não dá.

De acordo com o psicólogo Mark Ashcroft, da Universidade de Nevada, o cérebro humano tem uma capacidade de processamento de tarefas finita, e resolver um problema matemático difícil exige muito dessa capacidade. Se o cérebro tiver que ficar se preocupando não sobra processamento suficiente para o trabalho.

“A ansiedade sobre a matemática ocupa a memória de trabalho de uma pessoa”, disse Ashcroft durante a reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), em São Francisco, nos EUA.

Por isso, Ashcroft defende que é preciso rever o que se exige de candidatos na hora de um processo seletivo. Mesmo os melhores alunos de matemática podem tropeçar na hora de brigar por uma vaga em uma boa faculdade, por exemplo. “Talvez não seja sábio depender apenas das notas para prever quem terá mais sucesso,” diz ele.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

* Comente as postagens.
* Tire suas dúvidas em matemática.
* Peça resumos e resoluções de provas.

Site Meter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO