O qUe PrOcUrA?

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do professor educador

'Professor é profissão. Educador é vocação'.
(Salomão Becker)

O dia de qualquer comemoração deve ser honrado com profundas reflexões de "o que conseguimos até agora?" e "o que que queremos?"


Um dia desses numa sala de aula um professor ,uma aluna  e um aluno protagonizaram uma pequena história que, talvez, reflita o papel do mestre e do aprendiz ou quem sabe mais do que o papel , mas mostre o sentimento de ambos.

Num dia de avaliação o professor fiscalizava a aplicação da prova.O aluno então aproveitando-se da distração do professor tentou burlar o exame obtendo as respostas através da prova de uma aluna.O professor perebeu a intenção e antes que a cola pudesse ter sido transferida ele conseguiu tomá-la das mãos da aluna .Quando constatou quem passava a cola e quem recebia, foi educamente repreender os dois que participavam da ação.O aluno abaixou a cabeça e se sentiu triste por decepcionar seu querido mestre, mas a aluna rebelou-se e palavras foram ditas ao professor que magoaram-no profundamente, pois ela disse:

"Você é um idiota. Se fosse um bom professor teria deixado eu me dar bem nessa prova"


A tristeza do professor foi com certeza por ver que , apesar de os dois serem seus alunos a muito tempo, apenas um o considerava como mestre , como professor, como educador.
Então ficou em silêncio durante um tempo e disse algumas palavras que mudariam a forma de pensar de todos naquela sala, pois ele disse:

"Essa menina nunca foi minha aluna, pois não existe aluno se ele não respeitar seu professor, não existe mestre se não existir um aprendiz que o ame e tenha, pelo menos, parte de seus valores éticos e não existe educador se não existir pessoas que queiram ser educadas e queiram ouvir a repreensão dos que o amam".

Esse pensamento, com certeza, reflete o quão sublime é a nossa profissão, ou melhor , nossa vocação.Ensinar é para todos que amam e aprender é para todos que podem e querem amar.

Esse professor sempre começa , todos os anos , o ano letivo de cada turma com o seguinte texto:

Enquanto eu insistir em pensar que sei fazer algo ou que de alguma forma já sei sentir tudo ao meu redor, nunca vou de fato compreender a real dimensão da minha ignorância. Penso que sempre há algo de novo, mesmo no caminho velho que já percorremos, um detalhe que passou despercebido, que pode ter sido por não termos tido amor necessário ou conhecimento suficiente para enxergá-lo. Senão assim fosse, todos os beijos seriam iguais e então não precisaríamos amar para sentir e o amor seria limitado, mas eu sei que nada é completamente limitado.Por isso, preciso dos detalhes e não quero simplesmente saber que sei ou saber que alguém me ama, preciso sempre estar reaprendendo ou inventando o meu amor.E para os que acham que inventar ou reaprender é uma coisa ruim, eu diria que ser sempre da mesma forma não é nada romântico e nem um pouco genial.
Autoria do professor Valadares



DIA DO PROFESSOR


 No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.


No dia 14 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.


O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

No Vietnã, o Ngày nhà giáo Việt Nam (Dia do Educador Vietnamita) cai em 20 de novembro. Naquele dia, os estudantes têm o dia livre, mas se espera que eles visitem seus atuais e antigos professores em suas casas e lhes levem flores para demonstrar sua consideração.

Que nunca nos esqueçamos de todos que um dia nos ensinaram algo, mesmo que pouco, mas que participaram do nosso crescimento.
Professor Valadares

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