O qUe PrOcUrA?

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ÚLTIMO TEOREMA DE FERMAT



Tudo em matemática não basta apenas ser dito deve ser provado.Nenhuma verdade é aceita sem uma demonstração.Percebeu a semelhança com o amor? Não basta apenas dizer, devemos sentir ou ver que somos amados.Nem mesmo o nosso DEUS quis ficar só em palavras e como a própria bíblia nos assegura, enviou seu único filho (JESUS CRISTO) para morrer por nós, demonstrando assim o seu inigualável amor por nós.

Um matemático amador, Pierre de Fermat , em um belo dia observando o teorema de pitágoras (sim, esse mesmo teorema que você cansou de ver na 8ª série e nunca mais deixou de esbarrar nele, pois você pode até não fazer cálculos matemáticos diariamente, mas você esbarra com ele sim no dia a dia)

Pierre de Fermat reparou que:

em xn + yn = zn não existe solução para o "n" maior que 2.

Com todo seu bom humor ele extraodinariamente escreveu a seguinte anotação na margem do livro Aritmética, de Diofante, o qual foi seu grande guia durante os seus anos de estudo:

"Eu descobri uma demonstração maravilhosa, mas a margem deste papel é muito estreita para contê-la."

O pior de tudo é que ,como foi dito no início, tudo em matemática deve ser provado, experimentado, demonstrado.
A partir daquele momento, nascia o problema que iria confundir e frustrar os matemáticos mais brilhantes do mundo por mais de 350 anos. O ÚLTIMO TEOREMA DE FERMAT, como ficou conhecido

Em 1986, um professor de Princeton, Andrew Wiles, que sonhava em demonstrar o último teorema de Fermat desde que o vira pela primeira vez, ainda menino, na biblioteca de sua cidade, decidiu tornar este sonho realidade. No entanto, fez questão de se preparar para não cometer os mesmos fracassos de seus antecessores, e durante sete anos publicou artigos sobre outros assuntos, de modo a despistar os colegas, enquanto trabalhava em sua obsessão. Durante este período, ele conseguiu fazer grandes descobertas, unificando e criando novas técnicas matemáticas. Em 1993, passados 356 anos desde o desafio de Fermat, Wiles assombrou o mundo ao anunciar a demonstração. Mas, havia uma falha nela. Este erro o fez voltar às pesquisas por mais 14 meses, até que, em 1995, ele ganhou as páginas de jornais do mundo inteiro e 50 mil libras da Fundação Wolfskehl.
O Último Teorema de Fermat finalmente fora demonstrado, mas para isso foi necessário o uso das técnicas matemáticas mais modernas do século XX. Mesmo os grandes matemáticos que fracassaram em sua demonstração forneceram a maior parte dos blocos utilizados na construção da demonstração. Ainda assim, alguns matemáticos insistem que, supondo que Fermat soubesse da solução, haveria uma demonstração mais simples para o último teorema, usando os conhecimentos matemáticos do século XVII. Mas isto é um outro problema...



5 Comentários:

Administrador disse...

ótimo texto!!!
PArabéns mais uma vez Valadares...

Ana Paula disse...

Realmente é um ótimo texto.
Continue postando...
[]´s

Ana Paula disse...

Realmente é um ótimo texto.
Continue postando...
[]´s

Daniela Lima disse...

Qual é o X da questão?? rss
Passarei seu blog para os professores de matemática da escola onde leciono!!!

Inforblog disse...

GOSTEI DA POSTAGEM AMIGO.
PARABÉNS!

Postar um comentário

* Comente as postagens.
* Tire suas dúvidas em matemática.
* Peça resumos e resoluções de provas.

Site Meter

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO